Na tarde desta segunda-feira (31), em Jundiaí, membros do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) realizaram uma reunião extraordinária para debater assuntos prioritários para os municípios membros. O subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, representou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), pasta responsável pela secretaria executiva do Conselho.
Police Neto destacou que encontros como esses são essenciais para garantir o alinhamento entre as cidades e os demais membros da gestão estadual. O subsecretário, mais uma vez, colocou à disposição todo o escopo de ações da SDUH para auxiliar os municípios da RMJ no redesenho dos espaços urbanos, visando ao enfrentamento de crises e à garantia da qualidade de vida e da segurança dos moradores.
“A mudança do nome da nossa secretaria é acompanhada pelo acréscimo de iniciativas no escopo de atuação. Com a ampliação, vocês encontram aqui, além do atendimento habitacional, instrumentos e apoio para reorganizar os espaços urbanos. A nossa Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano oferece subsídios para o bom desenvolvimento da cidade a partir de regulação urbana e conhecimento técnico para melhorar a performance desses espaços", disse.
Durante o encontro, os presentes aprovaram a ata da 3ª Reunião Ordinária e abordaram o andamento de importantes trabalhos em execução na RMJ, como a atuação do Escritório Técnico de Projetos da Subsecretaria, em Jundiaí, e a oferta de uma plataforma de dados georreferenciados, do Instituto Geográfico Cartográfico (IGC), vinculado à SDUH.
Além disso, os membros aproveitaram também a oportunidade para estabelecer um cronograma de atividades e debates das Câmaras Temáticas e apresentaram reivindicações comuns aos municípios representados. Entre elas, a construção de uma passarela entre Jundiaí e Itapeva e o atendimento aos bairros afetados por fortes chuvas em Jundiaí e Várzea Paulista.
Police Neto reforçou a importância de se realizarem Conferências Municipais das Cidades efetivas, que devem ser finalizadas neste mês. Além de debater desafios e soluções locais, nesta etapa, os municípios indicam delegados para participar da Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 27 e 28 de junho, no Memorial da América Latina. “Precisamos organizar melhor as cidades que vivemos. Nessa área do desenvolvimento urbano, precisamos debater, discutir e trazer à luz a importância de dados, informações e tecnologias aplicadas ao desenvolvimento urbano. É uma lógica um pouco abandonada depois do Estatuto da Cidade que queremos e precisamos trazer à tona”, explicou.
O subsecretário destacou, ainda, que a atuação e organização dos municípios e, consequentemente do Estado, nas conferências, é fundamental para orientar a disponibilização dos recursos onde os municípios mais precisam. “A Conferência Estadual é uma iniciativa para fortalecer a governança participativa e permite que gestores públicos, representantes da sociedade civil e a população contribuam com soluções e propostas que atendam às necessidades e especificidades das regiões. Então, a participação dos delegados é essencial para garantir que os municípios estejam devidamente representados e alinhados com as diretrizes e desafios do desenvolvimento urbano contemporâneo”, finalizou.
Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí
Criado em julho de 2023, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí é formado pelos municípios de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista. Por meio da discussão de Câmaras Temáticas em diferentes frentes de atuação, são deliberadas soluções e projetos estratégicos comuns aos municípios.