SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039TRC06U81CT5F0CC7
Z7_086423G039TRC06U81CT5F0234

SDUH apresenta ações de desenvolvimento urbano integradas ao turismo no Intercidades

Em evento realizado em São Roque, Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano trouxe três casos de sucesso realizados em parceria com municípios e regiões metropolitanas, além de informações do Bairro Paulista - Cidades Sustentáveis

05/12/2025
Foto ilustrativa

Eduardo Trani, diretor de Planejamento Urbano e Gestão Regional da SDUH, destacou três iniciativas que integram e discutem o turismo nas cidades paulistas. Foto: Catharina Figueiredo / SDUH.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), participou, na manhã desta sexta-feira (05), da programação do Intercidades Turismo, que acontece no Centro Cultural Brasital, no município de São Roque. Eduardo Trani, diretor de Planejamento Urbano e Gestão Regional da Pasta, palestrou sobre a temática “Estratégia de Turismo: Cidades que Crescem com Qualidade de Vida”.

Na ocasião, Trani destacou três iniciativas realizadas no âmbito da Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano, pertencente à SDUH, que integram e discutem o turismo nas cidades paulistas com apoio técnico e parceria da gestão estadual. "Nosso trabalho na Subsecretaria tem sido de apoiar o municipalismo nas regiões metropolitanas e fazer com que as pautas dos municípios cheguem de forma mais rápida às secretarias do Governo de São Paulo", explicou. 

O primeiro caso de sucesso trazido por Eduardo Trani foi realizado em parceria com a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), que elegeu o turismo regional como um dos principais eixos de trabalho. Denominado Caminhos do Vale do Rio Jundiaí, o projeto teve o Estado como articulador de informações de diversas áreas que são essenciais para o estabelecimento de um planejamento regional de turismo nos caminhos do Rio Jundiaí. "Esse projeto, de visão multidisciplinar e multiescalar, olhou para todo o território. Não há como pensar o turismo, se nós não olhamos para pautas de desenvolvimento urbano integrado. Então, estudamos hidrologia, planejamento urbano, habitação, loteamentos irregulares, processos de mudanças climáticas, corredores ecológicos e mobilidade sustentável dessa região", afirmou o Diretor da Subsecretaria. 

O resultado do trabalho entre Estado e municípios da RMJ foi um diagnóstico, em prazo recorde de nove meses, que identificou todas as potencialidades no espaço e que, em breve, será apresentado aos prefeitos da região na reunião do Conselho Metropolitano. "Essa iniciativa reconheceu, de baixo para cima, ou seja, dos prefeitos para nós, 439 pontos turísticos mapeados e georreferenciados e 123 rotas turísticas internas, das quais serão feitas uma malha cicloviária potente para a região em parceria com a Secretaria de Transportes. Foram identificados, ainda, 11 projetos âncoras de enorme potencialidade, e cada município escolheu  três projetos pilotos principais a serem desenhados a curto prazo", destacou Trani. 

A segunda iniciativa exitosa abordada pelo Diretor de Planejamento Urbano e Gestão Regional surgiu a partir de uma demanda da Região Metropolitana de Piracicaba, que anseia por construir um geoparque da Unesco, território reconhecido internacionalmente e que possui patrimônio geológico mundial. "O projeto abrange nove municípios que contém geossítios, formações com grande atratividade turística, mas que ainda não estão no trade do turismo. Ele abrange ainda a Associação da Serra do Itaqueri, composta por empresários do ramo de turismo. Então, queremos juntar as duas coisas: Serra do Itaqueri, com 16 municípios, e os municípios do Vale do Corumbataí para esse projeto do geoparque", afirmou Trani. 

 "Os atrativos integram um mesosauro, que tem 130 milhões de anos, e que hoje ainda não está sendo explorado, podendo gerar grandes oportunidades para a região. Esse é o nosso segundo caso e, até o fim do primeiro semestre de 2026, vamos entregar o esboço do primeiro projeto do Geoparque Corumbataí, que estamos fazendo como Secretaria de Desenvolvimento Urbano", complementou Trani, dando destaque à importância da iniciativa, em termos de geodiversidade e pioneirismo. 

O terceiro e último caso destacado por Trani foi feito em parceria com o município de São Roque, cidade do evento. "Fizemos um plano conceitual de conexão de roteiros em São Roque. Conseguimos desenhar os trechos da cidade que permitem utilizar o roteiro do vinho, fazendo análises da conexão. Não é projeto só para o município, mas para o potencial de São Roque com toda a região", disse Trani, que explicou, ainda, que os desenhos 3D permitirão a confecção dos projetos e, consequentemente, a busca dos recursos. 

Por fim, o Diretor de Planejamento Urbano e Gestão Regional concluiu sua explanação falando sobre a importância de projetos com engenharia sustentável, uma mudança de rumo que tem sido realizada pela SDUH desde o início de 2023. Ao abordar isso, trouxe como exemplo o Bairro Paulista - Cidades Sustentáveis. "Temos hoje um caderno de tipologias urbanas modulares. Trabalhamos com 62 tipologias. Fornecemos recursos para fazer obras com Soluções Baseadas na Natureza (SbN) e não para obras que não estão vinculadas com as melhorias climáticas das cidades", afirmou. Há, hoje, em andamento 160 projetos em execução na Pasta. 

Intercidades Turismo: cooperação entre municípios e Estado para aprimorar políticas urbanas
Realizado no Centro Cultural Brasital, o Intercidades é um encontro que reúne gestores públicos, especialistas e representantes de entidades municipais para debater soluções de desenvolvimento urbano, inovação e turismo. A programação contou com atividades ao longo de todo o dia, incluindo palestras, painéis, momentos de networking e ações de integração entre os participantes, promovendo troca de experiências e fortalecimento institucional. 

A participação da SDUH reforça o compromisso do Governo do Estado de São Paulo com a implementação de iniciativas integradas que promovam cidades mais eficientes, acolhedoras e alinhadas às demandas contemporâneas.

Z7_086423G031EOD06UT7DLAR00A5
Complementary Content
${loading}