O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP) concedeu nesta quinta-feira (11) ao Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC) a Menção Honrosa 2025, em reconhecimento às contribuições relevantes da instituição para o avanço da área tecnológica no âmbito do Sistema Confea/Crea.
A escolha do IGC foi feita pela Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura, que destacou a excelência técnica, a relevância dos trabalhos desenvolvidos e o impacto das ações do instituto no fortalecimento das atividades de geociências, cartografia, agrimensura e planejamento territorial no Estado de São Paulo.
Segundo Thiago Carmuega Rabaçal, Analista de Planejamento e assessor da direção do IGC na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), “foi uma honra poder representar o instituto e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação nesse importante evento. É um reconhecimento que fecha com chave de ouro o ano de 2025, que foi de muito trabalho e de muita entrega, com destaque para consolidação o Sistema de Monitoramento e Imagem por Satélites, o SMAS, e conclusão de mais um ciclo de mapeamento para todo Estado de São Paulo”.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e pelo Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo (IGC-SP), o Sistema de Monitoramento via Satélite das Áreas Suscetíveis (SMAS) monitora atualmente 79 municípios no litoral norte e nas regiões metropolitanas da Baixada Santista, Campinas, Jundiaí e da Grande São Paulo. O sistema apoia ações ambientais e urbanas, oferecendo evidências para atuação de órgãos públicos e contribuindo para ações preventivas, integradas e planejadas. Em dois anos, acumulou cerca de 20 mil alertas emitidos, com 856 usuários cadastrados e mais de 8,7 mil acessos. Os alertas geraram centenas de vistorias e diversas autuações nos municípios participantes.
O evento no CREA-SP reuniu representantes do Sistema Confea/Crea, profissionais da engenharia e agronomia, autoridades, instituições parceiras e homenageados da edição 2025.