SDUH realiza oficina técnica para discutir diretrizes do PDUH 2024

O encontro trouxe um diagnóstico da região de São José do Rio Preto para identificar os desafios de atuação no atendimento habitacional e no desenvolvimento urbano

14/04/2025
Foto ilustrativa

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), por meio da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da CDHU, promoveu nesta segunda-feira (14/04) mais uma oficina técnica para discutir e desenvolver diretrizes que irão basear o Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitação (PDUH) de 2040. Os encontros, nesta etapa, estão concentrados na elaboração de cadernos regionais, que trazem diagnósticos de cada região do Estado de São Paulo a partir de suas potencialidades e fragilidades. 

A reunião, focada na Região Administrativa de São José do Rio Preto, foi conduzida pela diretora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Maria Claudia Pereira, que explicou sobre a necessidade de se trabalhar, primeiro, com recortes regionais. “Estamos trabalhando em um plano que abrange o território inteiro do Estado, mas estamos partindo, primeiro, da regionalização, que tem várias possibilidades de ser feita. Estamos com o olhar focado para a dinâmica urbana de cada uma, inclusive para o caso das regiões metropolitanas, mas também olhando para a realidade de cada município”, explicou.

Além disso, ela também explicou que para elaborar os diagnósticos que identifiquem os desafios de atuação nas regiões, a equipe está se debruçando em quatro principais eixos. “Depois dos cadernos temáticos, a gente tem uma organização das informações de análises transversais, como a dinâmica ambiental, a infraestrutura urbana e social junto à mobilidade, o desenvolvimento socioterritorial e as mudanças climáticas e vulnerabilidade socioterritorial”, enfatizou. 

A apresentação que trouxe as particularidades da região de São José do Rio Preto foi realizada em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), que presta apoio técnico ao desenvolvimento do Plano. Marcelo Ignatios, consultor FIPE, destacou que o PDUH trará parâmetros e orientações objetivas e adequadas de atuação para as nove regiões que estão sendo analisadas. “Depois que entendermos e catalogarmos como funcionam as dinâmicas regionais, o plano vai pautar e indicar quais necessidades habitacionais são essas e que necessidades urbanas existem, dando um direcionamento para atuação”, explicou. 

Ao final do encontro, foram expostos quais os principais desafios encontrados na região dentro dos quatro eixos de análise, levando em consideração suas características sociais, econômicas e geográficas. A partir deles, os representantes da CDHU abriram debate para dialogar sobre quais as possíveis formas de atuação para prover atendimento habitacional ao mesmo tempo em que promove desenvolvimento urbano. 

Sobre o PDUH 2040

O PDUH é um instrumento de planejamento do desenvolvimento urbano e da habitação no Estado de São Paulo, que visa a reconhecer as dinâmicas e necessidades dos municípios e regiões para orientar políticas e investimentos públicos, consolidando o papel articulador do Estado.

A atualização do PDUH busca informar e capacitar os municípios e regiões pelo fortalecimento de quatro eixos de atuação: Urbanismo e Habitação Social, Infraestrutura e Mobilidade e Meio Ambiente e Mudança do Clima, em diversas escalas, para o estabelecimento de cidades seguras, resilientes, inclusivas, prósperas e sustentáveis.

Para o seu pleno desenvolvimento, o PDUH 2040 prevê a configuração de banco de dados geoespacializado, de plataforma colaborativa e monitoramento de metas e parâmetros internacionais de desenvolvimento sustentável (Nova Agenda Urbana e ODS-ONU). Prevê, ainda, a elaboração de análises temáticas e integradas, além de índices para o subsídio de tomada de decisão no planejamento.