SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039TRC06U81CT5F0CC7
Z7_086423G039TRC06U81CT5F0234

SDUH apresenta programas habitacionais do Estado para prefeituras da região de Sorocaba

SDUH apresenta programas habitacionais do Estado para prefeituras da região de Sorocaba

24/01/2025
Foto ilustrativa

SDUH apresenta programas habitacionais do Estado para prefeituras da região de Sorocaba

SDUH apresenta programas habitacionais do Estado para prefeituras da região de Sorocaba

O principal destaque foi o Bairro Paulista, iniciativa do Governo Estadual que pretende transformar cidades paulistas em espaços mais sustentáveis, resilientes e inteligentes
 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) apresentou aos prefeitos recém empossados da região de Sorocaba as modalidades do programa habitacional do Estado disponíveis para parcerias com os municípios.

O destaque foi o Bairro Paulista, uma iniciativa da pasta para auxiliar os municípios em busca da resiliência e adaptabilidade às mudanças climáticas por meio de Soluções Baseadas na Natureza (SbN). A apresentação aconteceu durante a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba, realizado no auditório do SESI de Votorantim, nesta sexta-feira (24), às 10h30.

 

O objetivo do Bairro Paulista é promover melhorias urbanas com foco na preservação do meio ambiente, mobilidade e desenvolvimento de cidades para o combate às mudanças climáticas. Participaram Marcelo Branco, secretário da SDUH e Eduardo Trani, assessor de planejamento da subsecretaria de Desenvolvimento Urbano, Leodir Ribeiro, diretor da Agência Metropolitana de Sorocaba, além dos prefeitos e representantes do município da região.
 

O secretário Marcelo Branco falou do desafio de incorporar políticas de desenvolvimento urbano às atividades da pasta e difundi-las por todo o Estado. “Esta secretaria tem a missão de melhorar a qualidade de vida da população. Iniciamos, melhorando individualmente, com a construção de casas depois começamos a trabalhar com o planejamento urbano como objetivo para melhorar a qualidade de vida, sempre pensando de uma forma coletiva, para que as cidades sejam ambientes melhores para se viver”, explicou.
 

O secretário complementou destacando a importância do Bairro Paulista em desenvolver cidades mais sustentáveis e resilientes. “O novo Bairro Paulista foi lançado no final de 2024 e, em Araçoiaba da Serra, pudemos fazer um primeiro ensaio para examinar e aprimorar diversos equipamentos públicos, estratégias de conservação de água, processos de urbanização e melhorias na chamada mobilidade ativa. Todas estas intervenções foram feitas com preceitos de sustentabilidade. A nossa expectativa é que a gente assine mais de 150 convênios neste ano”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação. “Este evento foi muito importante, pois boa parte dos prefeitos está iniciando seus mandatos e não tem familiaridade com os programas do Governo do Estado. Na região metropolitana de Sorocaba, apresentamos para 27”, finalizou Marcelo Branco.
 
Eduardo Trani, assessor de Planejamento da Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, destacou que a Secretaria tem um papel fundamental no desenvolvimento sustentável e na qualidade urbana. “As inovações e os instrumentos propostos, em parceria com municípios, foram pensados para melhorar a performance da gestão das cidades para que sejam mais resilientes e adaptadas às mudanças climáticas”, disse. “São melhorias que tragam soluções e que levem em consideração Soluções Baseadas na Natureza”. Além disso, Trani reforçou que a Secretaria estimula o debate entre os municípios e busca promover um desenvolvimento mais sustentável nas regiões metropolitanas.

 

O Bairro Paulisra tem como base a Nova Agenda Urbana da Organização das Nações Unidas (ONU) e auxilia o Estado a atingir as metas do Plano de Ação Climática 2050 (PAC 2050) e das campanhas Race to Zero e Race to Resilience, aderidas desde 2021, pelo Governo de São Paulo. A iniciativa contribui com todos os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
 

Transferência de recursos
O Estado desenvolve os projetos e transfere recursos para as obras. O Bairro Paulista conta, ainda, com a participação popular e de equipes municipais, promovendo a integração social e trazendo aos cidadãos infraestrutura sustentável, com soluções simples e de rápida implementação. As intervenções são realizadas em oito diferentes eixos: manejo de águas pluviais; pavimentação; mobilidade; manejo de sistemas hídricos; áreas verdes multifuncionais; equipamentos; iluminação; e sinalização.

 

Os ganhos para o meio ambiente são consideráveis. Em economia de energia, por exemplo, de 40% a 60% com instalação de iluminação em LED. Redução de até 40% da temperatura ambiente com o uso de asfalto ecológico, redução de áreas alagáveis com a utilização de piso intertravado, redução de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e de níveis de fósforo, nitrogênio e turbidez em lagos, com a despoluição por bioestimulação, entre outros.
 

Z7_086423G03P23506UU1R97U3000

Conteúdos em primeira mão

Faça parte do nosso Grupo do Whatsapp para receber, em primeira mão, notícias, avisos de pauta e informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo de São Paulo.

 
Complementary Content
${loading}